segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Os nossos trabalhos em postais na net

Queres ver os nossos trabalhos do dia de São Valentim??
Abre esta página e dá uma vista de olhos..

http://portal.educom.pt/apte/

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

São Valentim 4ºC

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

A freguesia de São Martinho

A freguesia de São Martinho foi criada no ano de 1579, por Alvará do cardeal Rei Dom Henrique, a 3 de Março do mesmo ano, no tempo do Bispo Dom Jerónimo Barreto. Com 782 hectares de área tem por limites, a Norte a freguesia de Santo António, a Este as freguesias de São Pedro e Sé, e a Oeste a freguesia de Câmara de Lobos. A sua população é de cerca de 25.000 habitantes, tendo sofrido um acréscimo significativo nos últimos anos, causado pelo aumento do seu parque habitacional.
Possui cinco complexos habitacionais, nomeadamente o Bairro da Nazaré, o Bairro da Ajuda, o Parque Residencial dos Piornais, os Apartamentos Centromar e o Conjunto Habitacional das Virtudes
A freguesia divide-se administrativamente em 16 sítios, nomeadamente Ajuda, Areeiro, Igreja, Nazaré, Pico de São Martinho, Piornais, Quebradas, Virtudes, Amparo, Casa Branca, Lombada, Pico do Funcho, Pilar, Poço Barral, Vargem e Vitória.
Do relevo específico desta freguesia sobressaem 6 Picos:
Pico de São Martinho; Pico da Igreja; Pico da Cruz; Pico do Areeiro; Pico do Funcho; Pico da Lombada.
Do seu património histórico salientamos as Igrejas de São Martinho, de Nossa Senhora do Rosário de Santa Rita, e ainda oito Capelas nomeadamente, a Capela de Nossa Senhora da Vitória, a Capela de Santa Rita, a Capela de Nossa Senhora da Ajuda, a Capela da Fundação Zino, a Capela do Pilar, a Capela da Nazaré, a Capela das Virtudes (Santana) e a Capela do Amparo.
De destacar como figuras importantes ligadas à freguesia, Dom Martinho de Aguiar, nascido na freguesia, neto de João Gonçalves Zarco; Padre Caldeira, que concluiu a Igreja Nova de São Martinho e ajudou muito a população, e Dr. Alfredo Justino Rodrigues, médico que restou muitos serviços à população.
A freguesia de São Martinho possui as mais concorridas praias do Funchal: Praia Formosa, Praia do Areeiro, Praia Nova, Praia dos Namorados, Complexo Balnear do Lido, Complexo Balnear da Ponta Gorda, Complexo Balnear as Poças do Governador.
Dotada de diversos recursos desportivos e recreativos, São Martinho conta com um estádio de futebol (Estádio dos Barreiros), dois campos polivalentes e ainda quatro associações desportivas: o Centro de Ténis da Madeira, o Centro de Atletismo da Madeira, o Clube Desportivo "O Barreirense, e o Clube Desportivo "Alma Lusa".
Estão sediados nesta freguesia igualmente alguns organismos de âmbito cultural, tais como: o Grupo Folclórico de São Martinho, a Casa do Povo de São Martinho, as Bibliotecas "O Jardim" e "Gulbenkian" e a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de São Martinho.
Esta freguesia tem um legado cultural rico, que inclui diversos costumes e festas religiosas. Há vários costumes ligados à Igreja, como a Festa de São João (24 de Junho), com gastronomia própria (atum com batatas, maçarocas, etc); a Festa de Santa Rita (23 de Maio); a Festa de São Martinho (11 de Novembro), com bacalhau assado e vinho, e ainda a Festa de Natal, com galinha e carne de porco. Desenvolvem-se também outras actividades culturais e recreativas, como o Festival de Folclore de São Martinho, a 21 de Agosto (dia da cidade do Funchal) e Noites de Verão, com música tradicional madeirense, que decorre ao longo do mês de Agosto.
Esta freguesia dispõe de uma rede escolar abrangente, que inclui duas Creches e Jardins de Infância, sete Escolas do 1º Ciclo e uma Escola Básica e Secundária.
A freguesia é ainda servida por um a rede de transportes públicos, a cargo da empresa "Horários do Funchal".
No campo da saúde, São Martinho tem um Centro de Saúde ao dispor da população, situado na Nazaré.

Videos